terça-feira, 27 de maio de 2014

Dicas para se proteger contra o câncer





Não fume!
Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, boca, laringe, faringe e esôfago. Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes. Parar de fumar e de poluir o ambiente fechado é fundamental para a prevenção do câncer.

Alimente-se de forma saudável!
Deve ser variada, equilibrada, saborosa, respeitar a cultura e proporcionar prazer e saúde. Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões são os principais alimentos protetores. Comer esses alimentos diariamente pode evitar o desenvolvimento de câncer. O aleitamento materno é a primeira alimentação saudável. A amamentação exclusiva até os seis meses de vida protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil. A partir de então, a criança deve ser amamentada e receber outros alimentos saudáveis até os dois anos ou mais.

Pratique atividades físicas como parte da rotina diária! 
A atividade física consiste na iniciativa de se movimentar, de acordo com a rotina de cada um. Você pode, por exemplo, caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar da casa ou do jardim.

Estar acima do peso aumenta as chances de uma pessoa desenvolver câncer. 
Por isso, é importante controlar o peso por meio de uma boa alimentação e manter-se ativo.

As mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo ginecológico a cada três anos. 
Tão importante quanto fazer o exame é saber o resultado e seguir as orientações médicas.
As mulheres com 40 anos ou mais devem se submeter ao exame clínico das mamas anualmente. Aquelas que estiverem entre 50 e 69 anos devem ainda realizar a mamografia a cada dois anos. Em caso de alterações suspeitas nas mamas, a mulher precisa procurar um médico.

Evite a ingestão de bebidas alcoólicas. 
Seu consumo, em qualquer quantidade, aumenta o risco de desenvolver câncer. Além disso, combinar bebidas alcoólicas com o tabaco aumenta ainda mais a possibilidade do surgimento da doença.

Evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios.
Se for inevitável a exposição ao sol durante a jornada de trabalho, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.

Fumo, bebidas alcoólicas, exposição prolongada ao sol, alimentação gordurosa também estão relacionados ao câncer de boca. 
Fique alerta a qualquer lesão na boca que não cicatrize por mais de 15 dias.

Alguns tipos de vírus, bactérias e parasitas associados a infecções crônicas estão presentes no processo de desenvolvimento do câncer, com destaque para o papiloma vírus humano (HPV).
Além de outras estratégias de prevenção, o uso de preservativos pode contribuir na prevenção da infecção pelo HPV, associada ao câncer do colo do útero, pênis, ânus, orofaringe e boca.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Yoga para pacientes com câncer



Fonte: Shutterstock

A Yoga, que em suas várias definições indica a busca interna pelo bem estar físico, emocional e espiritual do indivíduo, podendo interferir positivamente na vida do paciente. A técnica não consiste somente em exercícios corporais, mas sim trabalhar com a pessoa num sentido integral, atuando no seu campo físico, mental e espiritual. 
Por qualquer um desses três pontos pode-se iniciar um trabalho que visa fundamentalmente o equilíbrio. Quando alguém chega a encontrar o seu ponto de equilíbrio, ou seja, fazer com que essas três condições se encontrem e interajam em harmonia, encontra-se então o que chamamos de saúde. 

Portanto a manifestação desse equilíbrio nada mais é do que a saúde, a felicidade, o amor etc. No tratamento de câncer, a Yoga atua como um apoio necessário para sensibilizar o paciente, nesse momento tão especial, a reunir forças para efetuar mudanças profundas e significativas em sua vida. 

Trabalha-se o lado físico, através de exercícios de consciência corporal, respiração, e uma seqüência variada de alongamentos e ásanas (posturas), que possam pôr em movimento todas as partes do corpo, sem exceção. No aspecto mental trabalha permitindo, dando apoio e sustentação para que possam surgir em segurança conteúdos mentais e/ou emocionais que promovam a cura, ou a movimentação de estruturas já situadas no físico. No lado espiritual, segue um caminho comum ao mental, mas com conotações espirituais.

A sensibilização do paciente, aflorando por qualquer um desses três pontos de partida, pode despertar possibilidades que lhe ajudem a encontrar novos caminhos para a compreensão, a maturidade e a conscientização das leis da vida, das leis universais. 

Para realizar exercícios de Yoga é necessário sempre estar atento à natureza e às faculdades orgânicas da pessoa em questão. Não devem jamais se realizar exercícios sem um reconhecimento prévio e sem um controle devido e completamente necessário. 

Existem infinidades de ásanas (posições corporais) que podem corrigir transtornos orgânicos menores. 
Especificamente os que sofrem de câncer, podem perfeitamente realizar os exercícios da Hatha yoga, porque estes lhes oferecerão grandes benefícios, sobre tudo psíquicos, pois aumentarão sua capacidade de concentração e lhe imporão uma disciplina da qual geralmente carecem. O Shavásana (relaxamento) é o exercício que traz mais benefícios às pessoas que estão em tratamento oncológico , pois com esse exercício é possível descansar adequadamente, restabelecer o sistema emocional e encontrar-se consigo mesmo. 

O Radja yoga (exercícios mentais), pode também ajudar muito a esses pacientes, ensinando- lhes a educar sua mente e dirigir seus pensamentos. 

A técnica foi sendo adaptada às características de cada indivíduo. Assim surgiram modalidades que oferecem possibilidades para cada pessoa em especial. E cada modalidade serve-se de determinados procedimentos, sejam eles físicos, mentais ou espirituais. 

quinta-feira, 8 de maio de 2014

O Reiki e seu auxílio ao tratamento de câncer

Reikiana Geny e paciente José Menino Floripes da Unidade de Mogi das Cruzes-SP

O Reiki é uma técnica de tratamento com base no toque das mãos, tendo como ponto de partida a ideia de uma força vital vinda do Universo. Os praticantes de Reiki acreditam que é possível ter acesso a essa energia e usá-la para tratar a mente, o corpo e o espírito. O conceito de força vital têm sido reconhecido por muitas culturas há milhares de anos, usando-se conceitos idênticos em muitas outras terapias alternativas, tais como a acupunctura e o Shiatsu ou em práticas físicas e espirituais como o Tai Chi e o Yoga. 

Médicos, profissionais, terapeutas holísticos, autoridades de saúde e cientistas agora estão começando a estudar a possibilidade do stress ambiental, ansiedade e todos os aspectos destrutivos da vida como sendo a verdadeira causa da doença do século XXI. 

Os efeitos e benefícios do Reiki não são algo que pode ser visto ou tocado, é simplesmente um fluxo de energia sentido pela pessoa e que irá beneficiá-la na superação do stress, da ansiedade, das depressões, da tristeza, do nervosismo e da solidão. 
 
Muitos líderes de organizações médicas e institutos de todo o mundo, implementaram o reiki como parte de seus programas de medicina complementar alternativa. Algumas instituições utilizam essa técnica para o tratamento e cura de algumas doenças, pois com a sua prática adequada, ajuda na cicatrização de ferimentos e na aceleração dos efeitos dos medicamentos. 

Enquanto os médicos na parte medicamentosa, os psicólogos na psicoterapêutica e nas intervenções, a Terapia Reiki se apresenta como uma ferramenta complementar para transmitir bem-estar aos seus pacientes, além de auxiliar na aceleração de resultados e no fortalecimento da energia vital dos mesmos.
 
A prática é simples e pode ser aprendida por qualquer pessoa, independente da idade, sexo, condições sociais e religião. É realizada através da imposição de mãos sobre pontos específicos do corpo, resguardando certas posições consideradas antiéticas.
 
O resultado fica estampado na fase do receptor: de imediato um relaxamento profundo, uma liberação de tensões, que ele jamais pensou que iria conseguir, um silêncio mental e uma vitalidade imensa. A vida volta a pulsar por suas células. A energia volta a circular entre seus canais energéticos. A saúde integral dá sinal.

Apesar de não ter nenhuma pesquisa científica conclusiva, que comprove a eficácia do Reiki no tratamento de câncer, há uma grande quantidade de indícios de que o tratamento Reiki ajuda a impulsionar o sistema imunológico do corpo e a sua resposta ao câncer e à quimioterapia.
 
Além disso, o Reiki é, também, uma forma de ajudar no tratamento de pacientes com problemas emocionais, que surgiram como consequência de seu diagnóstico de câncer. A prática é não-invasiva e, portanto, totalmente compatível com os métodos ocidentais de tratamento do câncer.