terça-feira, 6 de março de 2012

Alimentação pró ou anticâncer?

Embora não se possa definir com exatidão as causas de um câncer, sabe-se que é uma doença influenciada por fatores internos e externos. Propensão genética, saúde emocional, hábitos de vida e, com certeza, dieta alimentar são fatores determinantes para a proteção ou exposição ao desenvolvimento de tumores.
No nosso organismo, temos uma defesa natural, que é o sistema antioxidante. Mas o  desequilíbrio na ingestão de alimentos oxidantes, com ação nociva, e a ingestão de antioxidantes, que protegem o organismo, baseou diversos estudos que relacionam dieta e câncer.
Que verduras, legumes e frutas fazem bem para a saúde, todo mundo sabe. Mas o que eles têm de tão especial?
Os vegetais são ricas fontes de fibras, vitaminas e minerais. E no que diz respeito ao câncer, alguns nutrientes merecem destaque, como alimentos abundantes em vitaminas A, C, E e em provitaminas como betacaroteno ou carotenóides, estão relacionados como protetores nos processos oxidativos. Fibras, selênio, glucosilatos e flavonóides são outras substâncias anticancerígenas encontradas nos vegetais.
Cada um desses nutrientes exerce ação antioxidantes isto é, combate o aumento e a atuação de radicais livres na degeneração celular, potencialmente favorável para o surgimento de tumores.
Investir em hortifrutis é especialmente importante para prevenir cânceres de boca, faringe, laringe, esôfago e estomago.  

Consumir 5 porções de vegetais ao dia é uma maneira eficiente de se prevenir contra todos os tipos de câncer. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário