Pequenas atitudes que podem evitar grandes complicações:
- Não fumar;
- Não consumir bebidas alcoólicas;
- Evitar alimentos condimentados e com muito açúcar;
- Escovar os dentes com escovas de cerdas macias e fazer uso do fio dental;
- Não usar colutórios ou enxaguantes bucais, exceto quando indicado pelo dentista ou pela equipe médica.
Descanso
A fadiga durante o tratamento oncológico é um efeito colateral comum. Submetido a estes tratamentos, em especial, à radioterapia, o organismo utiliza grande quantidade de energia na reparação das estruturas que foram irradiadas. É importante que você reconheça seus novos limites e os respeite, estabelecendo horários de descanso ao longo do dia.
Boa alimentação
Durante o tratamento, você deve manter uma dieta balanceada, evitando a perda de peso. É de extrema importância que você corrija eventuais distúrbios alimentares. Caso ocorra diarréia ou dificuldade na alimentação, avise a equipe médica imediatamente.
Desejo Sexual
A diminuição do desejo sexual, é um dos principais relatos de pacientes, de ambos os sexos, em tratamento oncológico. Esta alteração não está relacionada diretamente aos tratamentos, e sim, ao estresse causado pelo diagnóstico e todas as consequências e mudanças ocorridas em decorrência dele. Mulheres em idade reprodutiva devem evitar a gravidez com métodos eficazes, já que a radioterapia e a quimioterapia podem causar sérios danos ao feto.
Fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário