quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Restrição calórica pode ajudar no combate ao câncer


Muitos estudos já sugeriram que a restrição calórica está ligada à longevidade e a um menor risco de câncer. Agora, uma nova pesquisa mostrou que os efeitos positivos de ingerir menos calorias também podem atingir pessoas que já desenvolveram algum tumor, melhorando os resultados do tratamento contra o câncer. Segundo os autores do trabalho, que foi publicado nesta semana no periódico Blood, a descoberta pode fornecer novas informações sobre como a ingestão calórica afeta o ciclo de vida das células cancerígenas.

Quando uma pessoa ingere menos calorias, a quantidade de nutrientes disponíveis para as células é menor. Consequentemente, o metabolismo celular fica mais lento, o que limita a produção de determinadas proteínas. Pesquisas anteriores sugerem que esse quadro ajuda a inibir a expressão acima do normal da proteína Mcl-1, alteração associada ao surgimento de diversos tipos de câncer. No entanto, pouco se sabia até agora sobre como a inibição dessa proteína poderia ajudar também no combate aos tumores já formados.

“Ao entendermos a ligação entre o metabolismo e os supressores de câncer que ocorrem naturalmente no corpo, talvez nós possamos melhorar a eficácia dos tratamentos e melhorar a sobrevida de pacientes que sofrem com determinados tipos da doença”, diz Jean Ehrland Ricci, pesquisador do Instituto Francês para a Saúde e Pesquisas Médicas e coordenador do estudo.

Fonte 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário