O câncer de pescoço e cabeça é um câncer menos conhecido e de menor incidência do que outros tipos como o de mama, próstata, boca, etc. Porém ele é tão perigoso quanto os outros e é um tipo de neoplasia em que os sintomas e informações são menos conhecidos pela população.
Os sintomas típicos dos tumores de cabeça e pescoço são, principalmente, o surgimento de nódulos, feridas que não cicatrizam, dor de garganta que nunca sara, dificuldade para engolir e alteração ou rouquidão na voz.
O câncer de cabeça e pescoço possui alguns principais fatores de risco, que se evitados, podem ajudar a prevenir o câncer. Os principais são o consumo de álcool e o tabaco, que representam 75% dos casos. Estes fatores são importantes, especialmente para os cânceres da cavidade oral, orofaringe, e laringe. A parte da população que consome tabaco e álcool juntos tem maior risco de desenvolver esses tipos de câncer do que as pessoas que são apenas alcoólatras ou só tabagistas.
Outra questão importante é a infecção com o vírus do papiloma humano (HPV), que também é um fator de risco para alguns tipos de cânceres de cabeça e pescoço, como o câncer de orofaringe, que envolve as amígdalas ou a base da língua. Nessa questão, é preciso que haja uma prevenção rotineira, primeiramente para não contrair esse vírus.
A reabilitação e acompanhamento regular são partes importantes do tratamento para pacientes com câncer de cabeça e pescoço, por isso, visite sempre seu médico, faça check-ups anuais de todo o corpo. Pois caso você possua uma doença, a descobrimento dela nos estágios iniciais faz com que possua uma maior chance de cura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário