terça-feira, 6 de agosto de 2013

O cigarro não me representa!



O câncer de pulmão é o que mais mata no mundo. São aproximadamente 1,4 milhão de mortes todos os anos. No Brasil, anualmente são cerca de 4 mil mortes por câncer de garganta. Esses números são altos porque ainda existem muitos fumantes. Cerca de 15% dos brasileiros usam tabaco.

Por isso no mês de agosto o GAPC – Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer realiza a campanha de combate ao tabaco. É preciso lembrar que o câncer é um mal previsível para todos aqueles adeptos do tabagismo. Quem fuma vive menos, e tem de 20 a 30 vezes mais chances de desenvolver uma neoplasia maligna.

O Tabagismo esta relacionado a diversos tipos de câncer, tais como de boca, pulmão, laringe, bexiga, pâncreas, faringe, esôfago e colo do útero. 37% dos casos registrados de neoplasia são causados pelo uso contínuo do cigarro. E além do câncer, o fumo está diretamente ligado com outras diversas doenças, como por exemplo, a tuberculose, gastrite, bronquite, etc. Também é comum os fumantes largarem o cigarro industrializado e partirem para outras formas de consumo do tabaco, como charutos, cachimbos, narguilés e cigarrilhas, que também são perigosas e prejudicam gravemente a saúde.

É preciso conscientizar a população, para que cada vez mais diminua o número de fumantes no país. E por isso o GAPC escolheu como frase tema da campanha contra o tabaco: “O cigarro não me representa!”. Vamos levantar nossa voz e protestar contra o câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário