terça-feira, 11 de junho de 2013

Teste simples previne câncer do útero

Substituir o teste de Papanicolaou, o conhecido exame para detecção precoce de lesões pré-cancerosas do útero, por um pouco de ácido acético borrifado no colo do útero é a proposta do professor Surendra Srinivas Shastri e colaboradores do Tata Memorial Centre, de Mumbai, Índia. O ácido acético é o popularmente conhecido vinagre. 

Apresentado há poucos dias em Chicago, na reunião anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, esse método permite a fácil visualização da lesão poucos minutos depois da aplicação do vinagre por um agente de saúde treinado.

Surge uma cor esbranquiçada, indicando ser pré-cancerígena a área que recebeu o ácido acético.
O exame é fácil e tem custo reduzido, mas provavelmente não dispensa a presença de um médico especialista para o resultado final.

O estudo foi realizado de 1998 a 2002. Foram recrutadas 75.360 mulheres para os grupos de triagem e 76.178 no grupo-controle.

A qualidade da observação pelos agentes de saúde, diz Shastri, era comparável à feita por um ginecologista.

A triagem preventiva com ácido acético reduziu a mortalidade por câncer do colo do útero, dizem os autores.

Eles também sugerem que a inspecção visual com vinagre por agentes de saúde treinados pode prevenir anualmente 72.600 mortes nos países em desenvolvimento com poucos recursos disponíveis para os programas de prevenção do câncer.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário