terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Câncer de Colo do Útero

                                                                      Foto: Dreamstime

O útero é um órgão fibromuscular em forma de pera invertida, localizado na cavidade pélvica. Já o colo do útero apresenta forma cilíndrica, com comprimento variável entre 2,5 e 3 cm.

As características anatômicas, funcionais, histológicas e patológicas tornam este órgão muito importante para a saúde física e emocional da mulher.

Os dois tipos principais de células que cobrem o colo do útero são as células escamosas e as células glandulares. Há um ponto que esses dois tipos de células se encontram, e esse ponto é denominado de zona de transformação, e é nesse ponto onde a maioria deste tipo de câncer se inicia.

Mulheres com lesão pré-cancerosa ou câncer de colo do útero em fase de início não apresentam nenhum sintoma. Os sintomas começam a aparecer quando o câncer se torna invasivo e invade tecidos próximos.

Os sintomas que devem mais comuns de displasia de colo do útero ou do câncer de colo do útero são:
·         
  •     Sangramento vaginal anormal;
  •     Menstruação mais longa do que o normal;
  •         Secreção vaginal incomum e com um pouco de sangue; 
  •         Sangramento após a menopausa;
  •         Sangramento após relação sexual;
  •         Dor durante a relação sexual.

Estes sinais e sintomas podem ser causados também por infecções e não somente pelo câncer, por isso assim que surgir qualquer um dos sintomas citados anteriormente procure um ginecologista imediatamente.

É possível prevenir este tipo de câncer, mas para isso é necessário que se realize todos os exames de Papanicolau e pélvicos regularmente a partir do início da atividade sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário