Segundo o Ministério da Saúde, o fumo é responsável por 90% dos casos de câncer no pulmão e por 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer.
A diretora executiva da ONG Aliança para o Controle do Tabagismo, Paula Johns, destaca que a doença é “uma epidemia absolutamente evitável”. Paula acrescenta que a estimativa da Fiocruz é de que são gastos R$ 21 bilhões por ano somente com tratamentos de algumas doenças relacionadas com o tabagismo e que o custo é muito maior do que se traz em tributos. “O câncer de pulmão em não fumantes é praticamente inexistente. Existem alguns casos, mas são raríssimos. Uma pessoa pode levar de 15 a 20 anos para desenvolver um câncer e 90% dos fumantes começam a fumar antes dos 19 anos”, afirma.
A especialista defende a adoção de políticas de prevenção. Uma resolução da Anvisa proíbe os aditivos de sabores nos cigarros, que, segundo Paula, são comprovadamente a porta de entrada para o adolescente no tabagismo. “Agente precisa garantir que a Anvisa consiga emplacar essa resolução”, destaca a especialista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário