quarta-feira, 4 de abril de 2012

Chocolate ajuda a combater câncer de intestino


Pesquisadores da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos afirmam que o chocolate pode servir para combater o câncer de intestino, segundo o britânico Daily Express. Algumas moléculas presentes no cacau, chamadas de procianidinas, possuem propriedades antioxidantes, que serviriam para proteger as células das degenerações do tumor.
Ainda de acordo com a publicação, os cientistas conduziram uma série de testes com uma versão sintética das procianidinas chamadas GECGC, substância presente nas barras de chocolate Mars, empresa que ajudou a financiar a pesquisa, examinando os efeitos em células afetadas por 16 tipos diferentes de tumor.
Os resultados mostraram que o GECGC atua positivamente sobre quatro tumores, especialmente sobre duas variedades de câncer de intestino, em que a substância conseguiu desacelerar 50% o crescimento do tumor.
"Nós todos ouvimos falar que o chocolate faz bem. Agora esse estudo parece indicar o porquê", disse Min Kim, o cientista que conduziu o estudo publicado na revista científica Cell Cycle.
As doses de GECGC utilizadas nos experimentos eram bem similares às quantidades de procianidina que alguém ingere se come um chocolate ocasionalmente. A descoberta é o mais recente benefício do chocolate descoberto.
Cientistas alemães deram esperanças às vítimas de diabete, ao anunciar que uma fórmula da cacau enriquecido pode reverter danos em artérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário