quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Tatuagem 3D auxilia na restauração da mama em pacientes com câncer

Mulheres que fizeram cirurgia nos seios depois do câncer têm atualmente uma novidade incorporada no resgate da autoconfiança: a tatuagem tridimensional da aréola e do mamilo que, de tão legítima, chega a iludir os mais desatentos.

O procedimento incide em realizar uma fotografia da aréola, com uma junção de cores para que a reprodução permaneça conforme a tonalidade da pele.

Uma alternativa de luz e sombra indica a miragem da experiência dos mamilos e dos tubérculos de Montgomery.

Para o tatuador Sérgio Maciel é comovente poder auxiliar essas mulheres a readquirir a feminilidade e orgulho. Ele diz que quando finaliza um trabalho, em geral as mulheres choram diante do espelho, emocionadas, ele revela inclusive que já chorou bastante.

Para Maciel cada mulher tem uma cor de aréola, que pode chegar para o rosado, para o café com leite ou o marrom mais claro. A arte-final está em advir a nuance apropriada, unindo tonalidades.

Em todos os outros locais que promovem este serviço, sempre encontrará uma cena emocionante de uma mulher que venceu a batalha contra o câncer de mama. E de olho no nicho de mercado, vários estúdios da capital paulista estão se especializando devido à alta demanda de clientes que passaram por este drama pessoal.

A fisioterapeuta Tarsila Sakamoto, que se individualizou em tatuar aréolas, falou que inúmeras mulheres com as mamas recauchutadas só retornam a expor os seios para os companheiros depois do procedimento, muitas se escondem atrás de vestimentas.

De acordo com outro tatuador Paulo Sérgio Affonso, a tatuagem restauradora progrediu muito nos derradeiros tempos, com uma gama de diversidade de pigmentos e agulhas. Porém, segundo ele, mais importante é a experiência do tatuador.

Várias mulheres vão aos estúdios conduzidos pelos próprios médicos. O custo da tatuagem varia da dificuldade do serviço. Pode chegar de R$ 200 até R$ 1000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário