quarta-feira, 27 de junho de 2012

A importância do auto-exame de câncer de boca


Assim como as mulheres precisam examinar periodicamente as mamas e os homens com mais de 50 anos devem passar por exames para verificar a existência de câncer de próstata, devemos também nos atentar para os sinais de câncer de boca.
Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), este tumor é o oitavo de maior incidência no Brasil. A cada ano surgem quase 15 mil novos casos.
Como em outros tipos de câncer, o diagnostico precoce é a melhor arma para reduzir o número de vítimas. No entanto cabe uma informação alarmante: cerca de 40¢ dos registro de câncer bucal acabam em morte. Isso acontece porque cerca de 70% dos diagnósticos são feitos quando a lesão atingiu um estagio avançado.
O que mais preocupa é que esse tipo de câncer é bem fácil de investigar. Quando aparecem feridas que não cicatrizam (manchas, caroços, inchaços) em qualquer região da boca, e que não desaparecem em 15 dias, as pessoas devem imediatamente procurar um dentista, porém, não é isso que ocorre na maioria dos casos, muitas vezes por falta de informação.
Outros sintomas ulcerações superficiais com menos de dois centímetros de diâmetro e indolores, que podem sangrar ou não, e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa labial. Dificuldade na fala, mastigação e deglutição, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de ínguas no pescoço também podem ser sintomas de câncer de boca em estagio avançado.
O uso cotidiano de cigarro e álcool, má higiene bucal, próteses dentarias mal ajustadas e deficiência imunológicas, consistem nos principais fatores que levam ao câncer de boca. O auto-exame de boca funciona como uma ferramenta eficaz no diagnóstico precoce.
Deve ser feito em um lugar iluminado, diante do espelho. Com o auto-exame é possível observar evidencias, como mudança na cor da pele e mucosa, endurecimento, caroços e feridas.
Veja na imagem abaixo como fazer o auto-exame, e lembre-se na presença de qualquer sintoma, por menor que ele seja, deve-se procurar um dentista imediatamente. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário