terça-feira, 17 de julho de 2012

Maternidade após o câncer




Especialistas afirmam que a gravidez após câncer de mama é desaconselhada, por pelo menos 2 anos após o tratamento ter acabado. Isso porque existe a possibilidade do câncer voltar, embora existam muitos casos bem sucedidos de crianças que são concebidas antes desse tempo, definido como seguro, e passam bem.

Esse risco existe ainda porque pode haver células de câncer restantes no corpo, que tendem a crescer quando são estimuladas por hormônios (que são produzidos em grande quantidade durante a gravidez).

Algumas mulheres, após o tratamento para o câncer de mama, conseguem engravidar sem nenhum tipo de problema, e também amamentar normalmente. Mas, como a quimioterapia e a radioterapia são tratamentos muito agressivos que podem destruir os óvulos, causando infertilidade ou menopausa precoce, se aconselha às mulheres a retirar alguns óvulos e congelar, possibilitando se recorrer à fertilização in vitro.

Além de prevenir a mulher, caso o tratamento danifique de alguma forma o sistema reprodutor, os planos da maternidade motiva as pacientes na luta contra o câncer, ajudando a diminuir a ansiedade, o stress e sofrimento psicológico causado pela doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário