terça-feira, 6 de novembro de 2012

Alimentação durante o tratamento quimioterápico




O tratamento quimioterápico, radioterápico e de radioiodoterapia podem apresentar diversos efeitos colaterais. Esse processo, dependendo do paciente, causa alterações no organismo, que podem ser leves ou agudas.

Os efeitos têm duração variável e, geralmente, desaparecem após algumas semanas - mas são os grandes responsáveis pela ingestão alimentar insuficiente e, consequentemente, pela perda de peso durante o tratamento.

A boa notícia é que estes sintomas desagradáveis podem ser minimizados por meio do uso de medicamentos prescritos pelo médico e com uma avaliação nutricional. Os profissionais, em conjunto, irão avaliar quais são os cuidados necessários com a alimentação durante o período de tratamento.

Vale lembrar que nem todos os quimioterápicos ou a radioterapia ocasionam efeitos indesejáveis e cada organismo responde de forma individualizada ao tratamento, dependendo da idade, da condição clínica e nutricional de cada um e da ocorrência da necessidade de tratamentos associados. Por isso, nem todas as pessoas apresentam os efeitos colaterais da quimioterapia ou radioterapia.

Entretanto, se os efeitos colaterais manifestarem-se, lembre-se que são temporários. Seja positivo, tenha persistência e determinação em não interromper o tratamento médico. A continuidade do tratamento e o empenho em garantir uma alimentação adequada são fundamentais para a recuperação e manutenção da saúde.

Assim, é muito importante que você comunique a seu médico caso apresente algum efeito colateral ou qualquer alteração da sua condição habitual. Procure também um nutricionista para a avaliação, orientação e acompanhamento nutricional visando ajustar a sua dieta e contornar as possíveis reações desagradáveis decorrentes da quimioterapia e/ou radioterapia a fim de prosseguir mais confortavelmente e com mais êxito ao tratamento proposto pelo seu médico.

Confira algumas receitas simples:

Pratos salgados
-Cestinhas de folhas (náuseas e vômitos, intestino preso)
-Wrap integral de frango e hortaliças (náuseas e vômitos, intestino preso)
-Rocambole de fubá (dor para engolir, feridas na boca, náuseas e vômitos, diarreia)
-Almôndega de aveia (ausência ou alteração de paladar, náuseas e vômitos, intestino preso)
-Arroz Cremoso (dor para engolir, feridas na boca, boca seca)
-Sopa de grão de bico com abacaxi (radioiodoterapia, ausência ou alteração de paladar, dor para engolir boca seca, intestino preso)
-Sopa de batata doce com alho poro (radioiodoterapia, feridas na boca, boca seca)

Pratos doces
-Flan de laranja com calda de hortelã (alteração no paladar, dor para engolir, feridas na boca, boca seca, náuseas e vômito)
-Flan de melancia (radioiodoterapia, dor para engolir, boca seca)
-Sorvete de erva doce com maçã (ausência ou alteração no paladar, dor para engolir, feridas na boca, boca seca, náuseas e vômito)
-Banana com cravo e canela (radioiodoterapia, ausência ou alteração do paladar, dor para engolir, boca seca)
-Bolo de mel - sem ovo (radioiodoterapia, dor para engolir)

Bebidas
-Suco de maçã, limão e hortelã (radioiodoterapia, ausência ou alteração do paladar, dor para engolir, boca seca, náuseas e vômito e diarreia)
-Gelo verde (ausência ou alteração do paladar, dor para engolir, boca seca, náuseas e vômitos)
-Suco de couve cítrico (ausência ou alteração do paladar, dor para engolir, boca seca, náuseas e vômito)
-Espumante de maçã com hortelã (radioiodoterapia, ausência ou alteração do paladar, dor para engolir, boca seca, náuseas e vômitos, diarréia)
-Suco de cenoura, tangerina e gengibre (radioiodoterapia, ausência ou alteração do paladar, dor para engolir, boca seca, nauseas e vômitos)
-Milk-shake de banana (dor para engolir, feridas na boca, boca seca, intestino preso)



Um comentário:

  1. COLUTÓRIO CICATRIZANTE SALUS FARMA - USO ORAL
    Indicado para tratar feridas na boca de pacientes em tratamento de câncer.

    O COLUTÓRIO CICATRIZANTE SALUS FARMA é um composto de aminoácidos especiais diluído em soro fisiológico e água destilada. Constituído por pequenas moléculas, os aminoácidos compõem as unidades fundamentais das proteínas, aqui montados para a finalidade de estimulantes do sistema imunológico para acelerar a cicatrização. Destina-se ao uso tópico, em gargarejos e bochechos, portanto não deve ser ingerido.

    Veja o depoimento de uma paciente que está se tratando de um câncer e que faz uso do COLUTÓRIO CICATRIZANTE SALUS FARMA.

    "Meu nome é Helena, fui diagnosticada com um câncer na garganta há dois anos, e como esperei para tratar pelo SUS por muito tempo, esse câncer se alastrou para boca e língua.
    Eu estava com muitas bolinhas brancas parecendo aftas na boca, estava muito vermelho e doía bastante, não conseguia me alimentar direito, só com coisas líquidas.
    Com o uso do COLUTÓRIO CICATRIZANTE SALUS FARMA em pouco mais de uma semana, senti muita diferença, a inflamação acabou, as feridas sumiram e eu não sentia mais dor.
    Quando melhorou, parei de usar o colutório e com tempo as feridas e a dor voltaram, assim que voltei a usar o colutório a minha boca melhorou.
    Ainda estou em tratamento do câncer, mas consigo realizar algumas atividades que antes eram impossíveis."

    Esse colutório é facilmente comprado no nosso site: www.salusfarma.com.br ou pelos telefones (031) 3741-0398 (31) 3938-0397
    Curta nossa página no face Salus Farma Manipulação, siga-nos no Instagram @salusfarma e fique por dentro das novidades sobre saúde e bem estar.

    ResponderExcluir