quinta-feira, 10 de março de 2011

Nanodiamantes: Aliado na cura do Câncer


O câncer, por ser uma doença com diversos tipos e que atinge pessoas de qualquer idade e raça, gera em torno de si uma grande teia de estudos, onde o único objetivo é conseguir entender o surgimento e a evolução de cada tipo de câncer. Somente através de detalhes minuciosos é que os cientistas conseguem passo a passo distinguir, identificar e consequentemente, criar novas tecnologias, novos medicamentos e novos tratamentos para esta doença que atinge a cada dia mais pessoas.

Recentemente, foi divulgado que cientistas americanos identificaram uma maneira de atacar tumores em estágio avançado do câncer de mama e de fígado, utilizando para isso uma potente droga quimioterápica aliada a minúsculas partículas de carbono como nanodiamantes.

“A técnica foi testada em ratos, e mostrou que os nanodiamantes ajudam a *doxorrubicina a penetrar no tumor - normalmente resistente ao medicamento - e reduzir seu tamanho. O estudo foi publicado na revista Science Translational Medicine.”

“Sem os nanodiamantes, a droga era rejeitada pelo corpo ou não conseguia atuar sobre o tumor - ou, pior ainda, acabava causando a morte do paciente se administrada em doses muito altas. "Este é o primeiro trabalho a demonstrar a importância e o potencial dos nanodiamantes no tratamento de cânceres resistentes à quimioterapia", indica a pesquisa. ”

O estudo aponta como promissor o uso de nanodiamantes em seres humanos, pois, a resistência a quimioterapia provoca o fracasso de 90% dos casos de câncer com metástase. O que aliado com os nanodiamantes, demonstrou uma redução muito maior dos tumores.

Mas, o que são nanodiamantes?

– São praticamente um dejeto, que seria produzido de uma maneira ou de outra. Sendo obtidos a partir de explosões, como em minas de carvão ou refinarias de petróleo. Além disso, a forma dos diamantes é bastante útil, por ser uma estrutura muito organizada, o que é sempre bom para a biologia.

Este tratamento ainda terá que ser testado em animais maiores antes de ser disponibilizado no mercado de serviços médicos. Mas, todo avanço é um começo.

*A doxorrubicina (nome comercial adriamicina) ou hidroxildaunorrubicina é um fármaco amplamente utilizado na quimioterapia do cancro.


Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4980724-EI8147,00Nanodiamantes+sao+esperanca+no+tratamento+do+cancer.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário