quinta-feira, 3 de março de 2011

Tabagismo: Consequências para o organismo humano



Segundo o Ministério da Saúde, os cigarros contêm cerca de 4.720 substâncias tóxicas, sendo uma delas a nicotina - responsável por causar a dependência.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, o tabagismo é responsável por cerca de 30% das mortes por Câncer no Brasil, 90% das mortes por câncer no pulmão, 25% das mortes por doença coronariana, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica e 25% das mortes por derrame cerebral.

O tabaco diminui as defesas do organismo, aumentando o risco de contrair doenças infecciosas como tuberculose e gripe. Quando uma pessoa “traga” um cigarro, ela absorve as substâncias tóxicas contidas no cigarro, aumentando o risco de infarto do miocárdio, bronquite, enfisema pulmonar e alguns tipos de câncer. Em 2010 apareceram 14.200 novos casos apenas de câncer de boca no Brasil, e seus maiores causadores são o fumo e a bebida.

Estudos recentes ainda alertam que mulheres na pós-menopausa que fumam ou costumavam fumar, correm um risco até 16% maior de desenvolver câncer de mama em comparação com mulheres que nunca fumaram, destacou o artigo publicado na edição online British Medical Journal (BMJ).

Um dos vários exemplos das causas do fumo passivo é que mulheres extensivamente expostas na infância ou já adultas, correm mais riscos de adquirir câncer de mama.

Há tempos, as organizações de saúde de todo o mundo alertam para o consumo e o vício do cigarro. Leis são criadas e novas soluções exigidas, pois, diferentemente de outras drogas, as consequências do cigarro não implicam somente na pessoa que o fuma, mas também, em todos que estão a sua volta.

“Não existe cigarro que não seja nocivo a saúde, sendo que a única forma de não se tornar dependente, é não fumando.”

Fique alerta e cuida da sua saúde!


Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tabagismo
http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/afp/2011/03/02/estudos-reforcam-papel-de-tabagismo-e-sedentarismo-no-risco-de-cancer.jhtm

Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário