quinta-feira, 31 de março de 2011

Câncer de Mama



Câncer de mama é o desenvolvimento anormal das células do seio, sendo que estas se multiplicam repetidamente e substituem o tecido saudável, formando um tumor maligno.

A incidência deste tipo de câncer é alta, e por isso, é o mais temido pelas mulheres. Suas consequências vão além dos efeitos físicos e psicológicos, mas também estéticos.

Muitas mulheres quando detectam algum sintoma, ou tem alguma desconfiança, muitas vezes demoram a procurar ajuda por medo das consequências. Mas, é importante a conscientização de que quanto menor for o tamanho do tumor, ou seja, a existência do diagnóstico precoce, as chances de cura serão ainda maiores.

Antigamente, este tipo de câncer raramente ocorria antes dos 35 anos, mas estudos realizados apontam que houve um crescimento preocupante de câncer de mama em mulheres mais novas. As causas apontadas para este crescimento é a rotina pouco saudável levada por muitas destas mulheres.

Este estudo ainda apontou que hábitos saudáveis como uma dieta balanceada, prática de exercícios físicos (30 minutos ao dia pelo menos) e o controle do peso podem prevenir 40% dos casos de câncer de mama.

Para saber mais

Sintomas – O principal sintoma do câncer de mama é a presença de nódulos nos seios, acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações ou um aspecto semelhante a casca de uma laranja. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.


Fatores de Risco - História familiar é um importante fator de risco para o câncer de mama, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos de idade. Entretanto, o câncer de mama de caráter familiar corresponde a aproximadamente 10% do total de casos de cânceres de mama. A idade constitui outro importante fator de risco, havendo um aumento rápido da incidência com o aumento da idade. A menarca precoce (idade da primeira menstruação), a menopausa tardia (após os 50 anos de idade), a ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos e a nuliparidade (não ter tido filhos), constituem também fatores de risco para o câncer de mama.
Ainda é controversa a associação do uso de contraceptivos orais com o aumento do risco para o câncer de mama, apontando para certos subgrupos de mulheres como as que usaram contraceptivos orais de dosagens elevadas de estrogênio, as que fizeram uso da medicação por longo período e as que usaram anticoncepcional em idade precoce, antes da primeira gravidez.
A ingestão regular de álcool, mesmo que em quantidade moderada, é identificada como fator de risco para o câncer de mama, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior a 35 anos.
Detecção Precoce - As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o autoexame, exame clínico da mama e a mamografia.
O que mais a mulher pode fazer para se cuidar?
Ter uma alimentação saudável e equilibrada (com frutas, legumes e verduras), praticar atividades físicas (qualquer atividade que movimente seu corpo) e não fumar. Estas são algumas dicas que podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer.

Imagem: Google


Nenhum comentário:

Postar um comentário