terça-feira, 19 de novembro de 2013

Câncer de pele atinge mais de 20% da população brasileira


Nas últimas décadas, a incidência de câncer da pele aumentou significativamente no mundo todo e no Brasil. Segundo dados obtidos por meio das campanhas de prevenção à doença da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), estima-se que 76% dos homens e 62% das mulheres se expõem ao sol sem qualquer tipo de proteção.

O câncer de pele é o mais frequente no Brasil e corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no País, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Apesar de ser essencial à vida, pois proporciona sensação de bem-estar, o sol também pode causar danos à pele, devido aos raios UVA, UVB, IV (Infravermelho) e luz visível, como câncer, envelhecimento precoce, irritações, inflamações, lesões, queimaduras e feridas.

Para se cuidar e se prevenir destes males é necessário usar protetor solar de qualidade e adequado a cada tipo de pele.

“A proteção contra os raios UVA e UVB deve vir indicada no rótulo dos produtos. Os protetores que contém ação tonalizante, também, contribuem para bloquear os danos causados pela luz visível e para uma ação ainda mais efetiva”, declarou a especialista Marta Foppa. “Os filtros solares mais modernos protegem o DNA celular e o colágeno, prevenindo o envelhecimento precoce”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário