terça-feira, 29 de abril de 2014

Quimioterapia e Radioterapia: Cuidados Necessários





Pequenas atitudes que podem evitar grandes complicações:
  • Não fumar;
  • Não consumir bebidas alcoólicas;
  • Evitar alimentos condimentados e com muito açúcar;
  • Escovar os dentes com escovas de cerdas macias e fazer uso do fio dental;
  • Não usar colutórios ou enxaguantes bucais, exceto quando indicado pelo dentista ou pela equipe médica.

Descanso
A fadiga durante o tratamento oncológico é um efeito colateral comum. Submetido a estes tratamentos, em especial, à radioterapia, o organismo utiliza grande quantidade de energia na reparação das estruturas que foram irradiadas. É importante que você reconheça seus novos limites e os respeite, estabelecendo horários de descanso ao longo do dia.


Boa alimentação
Durante o tratamento, você deve manter uma dieta balanceada, evitando a perda de peso. É de extrema importância que você corrija eventuais distúrbios alimentares. Caso ocorra diarréia ou dificuldade na alimentação, avise a equipe médica imediatamente.


Desejo Sexual
A diminuição do desejo sexual, é um dos principais relatos de pacientes, de ambos os sexos, em tratamento oncológico. Esta alteração não está relacionada diretamente aos tratamentos, e sim, ao estresse causado pelo diagnóstico e todas as consequências e mudanças ocorridas em decorrência dele. Mulheres em idade reprodutiva devem evitar a gravidez com métodos eficazes, já que a radioterapia e a quimioterapia podem causar sérios danos ao feto.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário