quinta-feira, 8 de maio de 2014

O Reiki e seu auxílio ao tratamento de câncer

Reikiana Geny e paciente José Menino Floripes da Unidade de Mogi das Cruzes-SP

O Reiki é uma técnica de tratamento com base no toque das mãos, tendo como ponto de partida a ideia de uma força vital vinda do Universo. Os praticantes de Reiki acreditam que é possível ter acesso a essa energia e usá-la para tratar a mente, o corpo e o espírito. O conceito de força vital têm sido reconhecido por muitas culturas há milhares de anos, usando-se conceitos idênticos em muitas outras terapias alternativas, tais como a acupunctura e o Shiatsu ou em práticas físicas e espirituais como o Tai Chi e o Yoga. 

Médicos, profissionais, terapeutas holísticos, autoridades de saúde e cientistas agora estão começando a estudar a possibilidade do stress ambiental, ansiedade e todos os aspectos destrutivos da vida como sendo a verdadeira causa da doença do século XXI. 

Os efeitos e benefícios do Reiki não são algo que pode ser visto ou tocado, é simplesmente um fluxo de energia sentido pela pessoa e que irá beneficiá-la na superação do stress, da ansiedade, das depressões, da tristeza, do nervosismo e da solidão. 
 
Muitos líderes de organizações médicas e institutos de todo o mundo, implementaram o reiki como parte de seus programas de medicina complementar alternativa. Algumas instituições utilizam essa técnica para o tratamento e cura de algumas doenças, pois com a sua prática adequada, ajuda na cicatrização de ferimentos e na aceleração dos efeitos dos medicamentos. 

Enquanto os médicos na parte medicamentosa, os psicólogos na psicoterapêutica e nas intervenções, a Terapia Reiki se apresenta como uma ferramenta complementar para transmitir bem-estar aos seus pacientes, além de auxiliar na aceleração de resultados e no fortalecimento da energia vital dos mesmos.
 
A prática é simples e pode ser aprendida por qualquer pessoa, independente da idade, sexo, condições sociais e religião. É realizada através da imposição de mãos sobre pontos específicos do corpo, resguardando certas posições consideradas antiéticas.
 
O resultado fica estampado na fase do receptor: de imediato um relaxamento profundo, uma liberação de tensões, que ele jamais pensou que iria conseguir, um silêncio mental e uma vitalidade imensa. A vida volta a pulsar por suas células. A energia volta a circular entre seus canais energéticos. A saúde integral dá sinal.

Apesar de não ter nenhuma pesquisa científica conclusiva, que comprove a eficácia do Reiki no tratamento de câncer, há uma grande quantidade de indícios de que o tratamento Reiki ajuda a impulsionar o sistema imunológico do corpo e a sua resposta ao câncer e à quimioterapia.
 
Além disso, o Reiki é, também, uma forma de ajudar no tratamento de pacientes com problemas emocionais, que surgiram como consequência de seu diagnóstico de câncer. A prática é não-invasiva e, portanto, totalmente compatível com os métodos ocidentais de tratamento do câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário