segunda-feira, 11 de abril de 2011

Caminhada de combate ao câncer reúne 400 pessoas em Mogi

Terceira edição da caminhada lotou as ruas de Mogi


O grupo queria chamar a atenção das pessoas para a importância do diagnóstico precoce

Cerca de 400 pessoas participaram da 3ª Caminhada de Combate ao Câncer, promovida pelo Grupo de Apoio às Pessoas com Câncer (GAPC), na manhã de ontem. O grupo caminhou pelas ruas do centro de Mogi das Cruzes, do largo do Rosário ao largo Bom Jesus, com balões coloridos e apitos. Todos estavam uniformizados com a camiseta da campanha. O evento foi realizado em referência ao Dia Mundial de Combate ao Câncer. Vereadores mogianos participaram da ação. 
A caminhada começou por volta das 10 horas, quando os pacientes atendidos pelo GAPC se reuniram no largo do Rosário. Lá, os vereadores Nabil Nahi Safiti (DEM) e Emília Letícia Rossi Rodrigues (PTdoB) se juntaram à assistente social Solange Nagy, responsável pelo atendimento do projeto, e ao médico Adriano Baeta, um dos líderes do grupo. Todos discursaram sobre a importância do diagnóstico precoce da doença para que o tratamento seja bem-sucedido.

De acordo com Solange, a caminhada é uma forma de conscientizar a população mogiana sobre os benefícios de se diagnosticar a enfermidade precocemente. "Quanto mais rapidamente a doença for descoberta, maiores são as chances de tratamento e até de cura", disse a assistente social. "Queremos chamar a atenção para isso, sensibilizar a discussão em busca desta consciência".

O grupo também preparou um consultório móvel. Um ônibus equipado com os aparelhos clínicos utilizados para a identificação do câncer bucal, a partir de exames que eram feitos gratuitamente, ficou à disposição da população. Atualmente, o GAPC atende gratuitamente 2.035 pacientes de toda a região do Alto Tietê. Segundo o vereador Safiti, a Câmara Municipal está à disposição de todas as entidades que adotam medidas para cuidar da saúde da população mogiana. "A informação pode evitar o pior e é isso que o GAPC faz", discursou o parlamentar. 

A aposentada Maria Catarina de Assis Miranda, de 57 anos, sofreu com um câncer na coluna e encontrou forças para enfrentar a dor no grupo de apoio. "O GAPC está de parabéns, pois eles são atenciosos e fornecem um atendimento de qualidade apenas por querer ajudar o próximo", afirmou.

Fonte: Mogi News - Guilherme Peace,
Da Reportagem Local, Maurício Sumiya.

Nenhum comentário:

Postar um comentário