terça-feira, 21 de agosto de 2012

A importância do acompanhamento psicológico à pacientes com câncer


Acompanhamento psicológico à pacientes assistidos pelo GAPC


O diagnóstico de câncer é sempre uma experiência estressante, que interfere no bem-estar emocional de praticamente todas as pessoas que são diagnosticadas. É comum surgir dificuldades emocionais e sentimentos de tristeza, preocupações e temores associados à natureza ameaçadora da doença e às várias formas de tratamento. 

Por essas e outras reações, é imprescindível que, durante o tratamento, o paciente conte com acompanhamento psicológico para auxiliá-lo a lidar com as suas emoções e melhorar o humor durante o processo de adaptação ao momento de enfrentamento da doença. 

O acompanhamento psicológico visa minimizar o sofrimento do paciente e de familiares neste novo contexto, que inclui cuidados especiais para que o seu estado emocional não seja barreira para o sucesso do tratamento de câncer. Os pacientes que recebem o diagnóstico de câncer geralmente apresentam ansiedade, medo, estresse, negação da doença, tristeza. As incertezas que cercam o tratamento muitas vezes impõem certo grau de sofrimento aos pacientes e seus familiares.

Em muitos casos a desinformação pode contribuir para tornar o momento ainda mais doloroso. Conhecer as fantasias que a pessoa tem sobre as informações recebidas, checando o que foi compreendido das explicações da equipe multidisciplinar, e desmistificá-las, possibilita maior adesão ao tratamento.

O acolhimento de um profissional de psicologia pode ajudar o paciente a refletir que, mesmo no seu estágio de angústia e insegurança profundas, é possível transpor esse período difícil transformando a dor em aprendizado.

Ao receber o acompanhamento de um psicólogo, o  tratamento fica muito mais leve e, na medida do possível, menos doloroso no aspecto emociona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário