sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Leucemia




A leucemia é uma doença que afeta os glóbulos brancos do sangue, células responsáveis por proteger o organismo contra infecções. As células sanguíneas são produzidas na medula óssea (tecido esponjoso que ocupa o centro dos ossos) e, com o câncer, esse processo é prejudicado: há um aumento de células jovens anormais, que ocupam a medula e impedem a produção de glóbulos brancos maduros.

Por isso, uma anemia de difícil tratamento pode ser um sinal da doença. Febre, cansaço, sangramentos (na gengiva ou manchas vermelhas na pele), perda de peso e gânglios inchados são outros sintomas.

A leucemia é classificada de acordo com o tipo de leucócitos que afetam, e por isso são chamadas de leucemia linfocítica, linfoblástica, ou linfoide, quando atinge os linfócitos; e leucemia mieloide, quando atinge os mielócitos.  Além disso, pode se apresentar de duas formas, aguda e crônica.

Na forma aguda, as células são imaturas, não desempenham seu papel como deveriam e se reproduzem aceleradamente; enquanto que na forma crônica, as células são maduras, e podem manter algumas de suas funções, além de se reproduzirem de forma lenta.A leucemia linfoide aguda é mais comum em crianças, mas pode atingir pessoas com idade acima de 65 anos, enquanto que a leucemia mieloide aguda é mais comum em adultos.
O tratamento da leucemia é feito por quimioterapia para destruir as células anormais.

 Hemograma, analise clinica e exames de medula óssea são alguns dos procedimentos para detectar a doença. A quimioterapia não consegue curar uma parte dos pacientes, então é preciso procurar um doador para realizar o transplante de medula óssea, primeiramente procura-se doadores compatíveis na família, e depois busca-se nos bancos de medula ou cordão umbilical.

O procedimento de doação de medula óssea é feito em centro cirúrgico e, com anestesia peridural ou geral, são realizados punções nos ossos da bacia, para que a medula seja aspirada. Causa apenas um incomodo no doador, que pode ser amenizado com analgésicos, e as células se recompõe em cerca de 15 dias.

A chance de o paciente encontrar uma medula compatível é de, em media, 1 em 100 mil. Daí a importância de incentivar o cadastro voluntario no banco de medulas. O transplante de medula óssea é, muitas vezes, a única chance de cura para o paciente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário