quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Bronzeamento artificial x câncer de pele




O bronzeamento artificial quase duplica o risco do grave câncer de pele melanoma - e quanto mais horas são passadas no bronzeamento, maiores os riscos, de acordo com um novo estudo. Apesar de ser banido no Brasil, o único país do mundo em que as câmaras são completamente proibidas, o bronzeamente artificial ainda é muito comum em países da Europa e Estados Unidos.

Em 2010, o presidente Barack Obama implantou um imposto de 10% sob o uso das câmaras. Desde então, pouco mudou no país, onde mais de 30 milhões de pessoas usam o aparelho. 
Os raios UVA emitidos pelas câmaras estimulam a produção de melanina (que dá a coloração mais escura da pele). É justamente essa radiação que está relacionada a um maior risco de melanoma, o tipo mais agressivo de câncer de pele.

As lâmpadas usadas nessas cabines são capazes de acelerar o envelhecimento da pele. O excesso de radiação, por sua vez, pode danificar o DNA das células. O melanoma surge quando uma dessas células danificadas se prolifera.

Conheça as principais dúvidas sobre o bronzeamento artificial.

Pode causar câncer de pele?
Verdade. Estudos da OMS afirmam que a exposição às lâmpadas UVA aumenta em 75% os riscos do desenvolvimento de melanoma, tipo mais grave de câncer de pele, por meio de danos às células da pele. Em geral, quem está habituado a fazer bronzeamento artificial também gosta de se expor ao sol, o que danifica ainda mais as células da pele. Outro erro que eleva os riscos é não fazer uso de filtro solar ao usar as câmaras. 

Conserva a pele hidratada?
Mito. De acordo com a especialista, a luz promove atrofia das células, diminuindo a hidratação da pele e aumentando a perda de água. Além disso, a exposição danifica o colágeno, fazendo a pele perder a elasticidade e o tônus.

Causa envelhecimento precoce da pele?
Verdade. A falta de hidratação, as células danificadas, o colágeno destruído e a perda de elasticidade fazem com que a pele fique envelhecida, surgindo rugas precoces. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário