terça-feira, 8 de outubro de 2013

O Câncer de mama


Outubro Rosa é o mês de conscientização do câncer de mama, pois ele é o segundo tipo de câncer mais comum no mundo. De todos os casos de câncer, 22% são de mama. No Brasil é o que mais mata mulheres. No mundo são 450 mil mortes por ano. Mas mesmo com números altos, este câncer tem cura. Também é possível se prevenir, por isso é preciso estar atenta às informações desta doença.

O câncer de mama consiste em um crescimento descontrolado de células da mama que adquiriram características causadas por uma ou mais mutações no material genético da célula. Alguns dos sintomas são o surgimento de um nódulo no seio, mudança de cor, reentrâncias, enrugamento ou elevação da pele em alguma parte do seio, mudança do tamanho ou formato, secreção no bico do seio, etc. Esses primeiros sinais você pode descobrir fazendo o autoexame, em frente ao espelho e se tocando.

Existem mutações que fazem com que uma célula apenas se divida, mas não tenha a capacidade de invadir outras partes do corpo. Isto leva aos chamados tumores benignos ou não cancerosos. Agora quando as mutações começam a invadir tecidos próximos, elas dão origem ao câncer. Assim, tumores malignos ou cânceres, além de constituir populações de células que crescem exageradamente, invadem outros tecidos. Quando o câncer é descoberto nos estágios iniciais, ele tem quase 100% de chance de cura, por isso o mais importante é estar atento aos sinais da doença, fazer o autoexame e consultar o ginecologista regularmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário