quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Outubro Rosa, um movimento de combate ao câncer de mama


Estamos entrando em outubro, e este mês, entidades do mundo inteiro comemoram o Outubro Rosa. Esse movimento começou nos Estados Unidos na última década do século XX e o nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.

Atualmente, o movimento se popularizou pelo planeta, tendo apoio de grandes instituições. A ação mais marcante é a de iluminar de rosa os monumentos, prédios públicos, shoppings, pontes, teatros, entre outros. No Brasil, temos algumas principais fachadas que recebem a luz rosa, entre elas: o Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista; o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro e alguns prédios da Esplanada, como a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, em Brasília.

Tudo isso tem como objetivo principal chamar a atenção das mulheres, e conscientizá-las da importância de realizar o autoexame, visitar o médico ginecologista pelo menos uma vez ao ano e fazer exames de rotina, como a mamografia. Contribuindo para que o câncer tenha um diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura.

Reconhecendo a importância dessa ação, o GAPC - Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer – também aderiu a este movimento. Durante o mês de outubro, todas as unidades do GAPC no Brasil estarão fazendo atos em combate ao câncer de mama. Você mulher, não se esqueça: Previna-se, viva! Faça o autoexame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário