terça-feira, 15 de outubro de 2013

Amamente seu bebê e previna-se do câncer de mama


A amamentação oferece muitos benefícios para a saúde da mãe e do bebê. Um desses benefícios é a prevenção do câncer de mama. Estima-se que o risco de desenvolver a doença diminua cerca de 4% a cada um ano amamentando. Essa proteção abrange todas as mulheres, independente da idade ou de estar na menopausa. E inclusive, o leite materno ajuda a diminuir as chances da criança ter um eventual câncer de mama quando for adulta.

Vários estudos mostram que mulheres que tiveram mais filhos e amamentaram mais vezes têm menos tendência a possuir um câncer de mama do que aquelas que ainda não foram mães ou possuem apenas um filho. Mostram também que, nos países menos desenvolvidos, onde as pessoas possuem maior quantidade de filhos, existe menor incidência da doença.

Enquanto a mulher amamenta, ela bloqueia os ciclos ovulatórios, ou seja, deixa de produzir um quantitativo maior de hormônios femininos nessa fase, sendo que uma grande parte dos casos de câncer de mama tem relação com hormônio feminino. Além disso, durante o período de amamentação, a mulher geralmente perde peso, e o excesso de peso é um fator risco para o câncer, funcionando então como um fator protetor contra a doença. E tem também o fato de que quando leite circula pelos ductos mamários, acaba removendo agentes cancerígenos da superfície das células ductais.

A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam a amamentação exclusiva por seis meses. Após isso, recomenda-se que o leite materno continue sendo oferecido em parceria com a alimentação complementar. Isso pode se estender até os dois anos de idade ou mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário