terça-feira, 5 de abril de 2011

A importância do Trabalho Voluntário


Acesso mais fácil a consultas, exames, tratamentos, medicamentos, alimentos, próteses, suplementos, transporte, terapias e palavras amigas. Os benefícios vão além do que se pode ver. Na maioria das cidades o acesso a esses beníficios é escasso e o respaldo ao paciente fica por conta do terceiro setor. São entidades que se organizam para preencher a lacuna deixada pelo Estado.
O que a maioria não consegue ver é que esses benefícios não ficam apenas na esfera física, a impressão que geram no paciente vão além do que se pode tocar, o carinho, a amizade, a elevação da autoestima são fundamentais para o sucesso do tratamento e aumentam consideravelmente as chances de cura.
As ONG´s se organizam para suprir as necessidades fisicas, como a compra de remédios e material hospitalar, por exemplo. Porém, existe um trabalho paralelo a esse que não é menos importante - O TRABALHO VOLUNTÀRIO. De acordo com a pesquisa "Importância do trabalho voluntário para um hospital oncológico", do RHC, que será levada a um congresso internacional na Itália, é estimado que, pela maior proporção de estadios iniciais em pacientes vindos de municípios que possuem redes de voluntários, é de 11,6% o ganho potencial em sobrevida para estes pacientes em relação aos municípios que não possuem voluntariado.
Não basta a cura fisica, o paciente necessita se inserir novamente na sociedade, reestabelecer-se emocionalmente e retomar sua alegria. Quando se aumenta o cuidado social e emocional com cada um dos pacientes, suas chances aumentam  também.

Quem ganha com esse contato e carinho não é só o paciente, mas também o voluntário que dispõe do seu tempo para ajudar quem precisa. Um gesto, uma palavra, uma brincadeira podem mudar uma vida.
“Doe seu tempo, doe sua alegria, realize um trabalho voluntário!”

Um comentário: