segunda-feira, 22 de abril de 2013

Felipe Guisard: Superando o câncer

O GAPC – Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer, lançou no mês de abril uma Campanha de  Prevenção do Câncer de Próstata e Testículos.

Felipe Guisard Telmo Cabral, paciente do GAPC Taubaté, aos 21 anos começou a sentir dores no testículo. No início não levou muito a sério, mas como as dores foram aumentando ele resolveu procurar um médico urologista para saber o que estava acontecendo, para sua surpresa foi levantada a possibilidade de um diagnóstico de câncer.

No início foi um susto muito grande, pois Felipe foi encaminhado imediatamente ao hospital para realizar a biopsia. Com apoio de seus familiares e amigos que sempre passavam energias positivas e ele encontrou forças para ele lutar.

Quando chegou o resultado da biópsia, com a confirmação de que Felipe estava com câncer de testículo e deveria iniciar logo seu tratamento, ele desanimou, mas conta que sua fé nunca o deixou recair, ele acreditava que iria se recuperar desta doença logo.

Depois de ser liberado do exame inicial, Felipe procurou um médico da área de oncologia, para ter maiores informações da doença e iniciar o tratamento quimioterápico e foi  a partir daí que descobriu o GAPC, a instituição que poderia dar o suporte que ele precisava naquele momento.

O início do tratamento foi muito difícil, Felipe conta que emagreceu muito e perdeu cabelo, mas nunca perdeu a confiança em Deus.

Quando Felipe começou a frequentar o GAPC ele estava assustado com a situação. Foi ai que ele fez amizades com pessoas que também passam pela mesma situação, e o convívio entre as pessoas ajuda muito o paciente a entender que a doença acontece com muitos e que a maioria vence.

Participou das confraternizações e de outras ações realizadas em conjunto com os demais pacientes e esses momentos de descontração o ajudaram muito. Além disso, começou a passar pela terapia psicológica individual e pela terapia em grupo oferecidos pelo GAPC, o que estabilizou seu quadro emocional.

Felipe conta que, financeiramente, a ajuda do GAPC também foi muito importante, pois a instituição forneceu todo medicamento, inclusive de alto custo que ele precisou para o tratamento de apoio, pois ele não iria conseguir arcar com essa despesa.

Após dois meses de tratamento Felipe retornou ao médico para receber a boa notícia, de que o tratamento tinha feito o efeito esperado e ele estava curado e poderia voltar á sua vida normal.

Para Felipe Cabral, foi um momento muito difícil em sua vida, mas com a ajuda de familiares, amigos e do GAPC ele conseguiu superar a doença e acredita que sua fé foi muito importante para sua recuperação.

O GAPC se preocupa em amenizar o sofrimento de seus assistidos e de suas famílias, já que o câncer é uma doença que, além de trazer sofrimento físico e emocional, pode causar desestruturação socioeconômica do portador.

Portanto, o autoexame e a visita regular ao médico são as formas mais eficazes de prevenir a doença.
Coloque seu bigode e entre na luta contra o câncer masculino.
Uma campanha do GAPC.




Nenhum comentário:

Postar um comentário