quinta-feira, 4 de abril de 2013

Toque da próstata é alternativa para se prevenir o câncer

Um fantasma ronda os homens que ultrapassam a barreira simbólica dos 40 anos. Seu nome: câncer de próstata. Conforme revela o Registro Hospitalar de Câncer da Santa Casa de Maceió, nada menos que 1024 casos clínicos deram entrada na instituição com este diagnóstico entre 2000 e 2011, sendo 111 somente em 2011. A próstata vence com folga as demais neoplasias masculinas, já que o segundo lugar no ranking é o de laringe, com apenas 38 casos neste ano.

A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, situada na base da bexiga, dentro da qual passa a uretra, por onde sai a urina. Do tamanho de uma azeitona, a próstata pode ser acometida por um câncer se houver o crescimento desordenado das células.

"Vale lembrar que o crescimento da próstata por si só não sinaliza o câncer. Ela pode crescer por diversos outros motivos, daí a importância de se realizar a palpação digital da próstata (toque retal) a partir dos 45 anos ou, se houver histórico familiar de câncer, após os 40 anos. A rigidez e o formato da próstata avaliadas por meio do toque permitem o diagnóstico mais preciso", disse o urologista William Monteiro.

Outro exame utilizado de forma complementar na prevenção do câncer de próstata é a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) no sangue. O PSA é uma substância produzida pela próstata que aumenta em algumas situações. "Alterações no índice do PSA não são prova absoluta de que se trate de câncer", lembra William Monteiro, explicando que existem outras doenças que também levam a um aumento no índice. "Na verdade, o PSA é um importante orientador para outras investigações", acrescentou, lembrando ainda que o exame de PSA consegue rastrear somente 20% dos tumores, o que torna distante o sonho do público masculino de se ver livre do toque retal.

Com o diagnóstico precoce e tratamento adequado, a cura é superior a 90%. Entretanto, no Brasil, é o quarto tumor responsável por mortes por câncer. Quando está confinado à próstata, o tratamento pode ser cirúrgico ou radioterápico, com altas chances de cura. Quando a doença se dissemina para fora da próstata seu progresso é lento, porém fatal.

Na grande maioria dos casos os sintomas só aparecem tardiamente na evolução da doença. Daí a importância de se fazer a prevenção e avaliação para diagnóstico precoce, descobrindo a doença antes dos sintomas.

Medidas de Prevenção
A prevenção do câncer da próstata deve começar cedo. Deve-se evitar ou abandonar o tabagismo; controlar o colesterol, reduzindo-se o consumo de gordura animal; abandonar o sedentarismo através de atividade física regular e, por fim, manter uma exposição solar saudável.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário