terça-feira, 16 de abril de 2013

Sobre o Câncer de Testículo

O câncer de testículo pode se desenvolver em um ou ambos os testículos de homens jovens. É um tipo de câncer altamente tratável e geralmente curável.

Os principais tipos de câncer de testículo são:
Tumores de Células Germinativas
Mais de 90% dos cânceres de testículo se desenvolvem nas células germinativas, que produzem o esperma. Existem dois tipos principais de tumores de células germinativas (TCG): seminomas e não seminomas. Os TCG ocorrem em proporções similares, mas são muito diferentes quando vistos sob um microscópio.
Alguns tipos de câncer contem tanto células do tipo seminomas assim como não seminomas, mas, são tratados como não seminomas porque crescem e se disseminam como tais.
  • Seminomas
Os seminomas se desenvolvem a partir das células germinativas do testículo produtoras de espermatozoides. Os dois principais subtipos destes tumores são:
  1. Seminoma Clássico - Representam mais de 95% dos casos. Estes geralmente ocorrem em homens entre 25 - 45 anos.
  2. Seminoma Espermatocítico - É um tipo raro de seminoma que tende a ocorrer em homens mais velhos. A idade média dos homens diagnosticados com seminoma espermatocítico é 65 anos. Estes tendem a crescer mais lentamente e são menos propensos a se disseminar do que os seminomas clássicos.
Alguns seminomas podem aumentar os níveis sanguíneos da proteína gonadotropina coriônica humana (HCG). HCG pode ser detectada pelo exame de sangue e é considerado um marcador tumoral para certos tipos de câncer de testículos. Esse marcador pode ser usado para o diagnóstico e verificação da resposta do tumor ao tratamento.
  • Não Seminomas
Este tipo de tumor de células germinativas ocorre geralmente entre a adolescência e os 30 anos. Existem 4 tipos principais de tumores não seminomas. A maioria dos tumores são mistos com pelo menos dois tipos diferentes, mas isto não altera o tratamento. Todos os tumores de células germinativas não seminomas são tratados da mesma maneira:
  1. Carcinoma Embrionário - Este tipo de não seminoma está presente em algum grau em cerca de 40% dos tumores testiculares, mas os carcinomas embrionários puros ocorrem apenas em 3% a 4%% dos casos. Este tipo de não seminoma tende a crescer rapidamente e se disseminar. O carcinoma embrionário pode aumentar os níveis sanguíneos dos marcadores alfa-fetoproteína (AFP) e HCG.
  2. Carcinoma de Saco Vitelino - Suas células se parecem com o saco vitelino do embrião humano em suas primeiras fases de formação. Este tipo de câncer também é conhecido por outros nomes, por exemplo, tumor do saco vitelino, tumor dos seios endodérmicos, carcinoma embrionário infantil ou orquidoblastoma. É a forma mais comum de câncer de testículo em crianças. Quando ocorrem em crianças geralmente são tratados com sucesso. Em adultos são mais preocupantes, especialmente se forem puros, isto é, o tumor não contém outros tipos de células não seminomas. Este tipo de carcinoma responde muito bem à quimioterapia, mesmo quando existe metástase.
  3. Coriocarcinoma - É um tipo muito agressivo e raro, que ocorre em adultos. Esses cânceres tendem a se disseminar rapidamente para outros órgãos, como pulmões, ossos e cérebro. O coriocarcinoma puro geralmente não se apresenta nos testículos, mais frequentemente aparecem células do coriocarcinoma com outros tipos de células não seminomas em um tumor de células germinativas mistas. Este tipo de tumor aumenta os níveis sanguíneos de HCG.
  4. Teratoma - São tumores de células germinativas com áreas que, quando vistas ao microscópio, se assemelham às camadas de um embrião em desenvolvimento (endodermo, mesodermo e ectodermo). Os 3 tipos principais desses tumores são:
          a) Teratomas Maduros - Formados por células semelhantes às células de tecidos  adultos. Eles são geralmente benignos, raramente se disseminam, e podem ser curados cirurgicamente.
          b) Teratomas Imaturos - São cânceres menos desenvolvidos, cujas células se parecem com as de um embrião nas primeiras fases de formação. Ao contrário dos teratomas maduros, este tipo tem maior probabilidade de invadir os tecidos adjacentes e de se disseminar.
          c) Teratoma com Transformação Maligna - É um tipo de câncer muito raro. Esses cânceres têm algumas áreas que se parecem com teratomas maduros, mas tem outras onde as células se tornaram em um tipo de câncer que se desenvolve fora do testículo, em tecidos como músculos, glândulas pulmonares e do intestino ou cérebro.
Carcinoma In Situ
Os cânceres testiculares de células germinativas podem começar como uma forma não invasiva da doença denominada carcinoma in situ (CIS) ou neoplasia intratubular de células germinativas. O carcinoma in situ nem sempre evolui para invasivo. Os pesquisadores estimam que possa levar cerca de 5 anos para evoluir à forma invasiva do câncer.
O carcinoma in situ é difícil de diagnosticar antes que se torne invasivo, pois geralmente não causam sintomas e, muitas vezes não formam uma massa que possa ser sentida. A única maneira de diagnosticar o carcinoma testicular in situ é por biópsia. Alguns casos são encontrados acidentalmente em homens que fizeram biópsia por algum outro motivo, como a infertilidade.
Tumores Estromais
Os tumores do estroma gonadal se desenvolvem nos tecidos que produzem hormônios e nos tecidos de suporte dos testículos. Eles constituem menos de 5% dos tumores testiculares, mas até 20% dos tumores testiculares da infância. Os 2 tipos principais são:
  • Tumores de Células de Leydig
Estes tumores geralmente benignos se desenvolvem a partir das células de Leydig no testículo, que normalmente produzem os hormônios sexuais masculinos (andrógenos, como a testosterona). Os tumores de células de Leydig podem se desenvolver tanto em adultos (75% dos casos) como em crianças (25% dos casos).
A maioria dos tumores de células de Leydig não se dissemina e são curados cirurgicamente. Mas às vezes esses tumores se disseminam para outros órgãos.
  • Tumores de Células de Sertoli
Estes tumores se desenvolvem a partir das células normais de Sertoli, que suportam e nutrem às células germinativas produtoras de espermatozoides. Assim como os tumores de células de Leydig, eles são geralmente benignos. Mas se eles se disseminam, geralmente não respondem à quimioterapia e radioterapia.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário