segunda-feira, 22 de julho de 2013

Câncer de estômago – A dificuldade do diagnóstico precoce


O estômago é um órgão que tem a forma de um saco, contém os alimentos e é onde começa a digestão com auxílio do suco gástrico. O Câncer de estômago ou câncer gástrico é gradativo, ele se forma ao longo de muitos anos. Antes do câncer aparecer, percebem-se alterações e sintomas que podem ser confundidas com outras doenças do aparelho digestivo gerando a dificuldade de um diagnóstico precoce.

O câncer de estômago pode acometer tanto pessoas mais jovens quanto pessoas acima dos 40 anos. Nos mais jovens, a doença não está relacionada a fatores ambientais e à dieta, mas a fatores genéticos predisponentes. Este câncer apresenta alguns sintomas tais como perda de peso, dor abdominal, falta de apetite, azia, indigestão, náuseas, vômitos, etc. Porém é importante lembrar que estes sintomas não significam que o paciente está com câncer, mas sim que deve ir ao médico para verificar a existência de alguma disfunção no sistema digestivo.

Existem quatro tipos de câncer de estômago. Adenocarcinoma é o mais comum e se desenvolve nas células da camada interna do órgão. O Linfoma é quando os cânceres do sistema imunológico são encontrados na parede do estômago. Já os tumores gastrointestinais são mais raros e se iniciam nas células da parede do estômago denominadas células intersticiais de Cajal. E os tumores carcinóides que se iniciam nas células que produzem hormônios no estômago, a maioria desses tumores não dissemina para outros órgãos.

No caso de diagnóstico positivo para o câncer, venha o conhecer o GAPC – Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer, temos como objetivo ajudar a melhorar a saúde e qualidade de vida dos assistidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário