segunda-feira, 15 de julho de 2013

Dicas que podem ajudar a diminuir os efeitos colaterais da Quimioterapia

A maioria dos pacientes com câncer relata sobre os desagradáveis efeitos colaterais que o tratamento pode causar. Para cada tipo de tratamento e para cada pessoa são sintomas diferentes. O médico pode orientar o uso de antieméticos sempre que necessário, mas existem algumas dicas nutricionais que podem ajudar a amenizar estes sintomas.

A maioria dos pacientes se queixa de vômitos e náuseas. Experimente comer coisas leves como mingau de aveia, torradas, biscoito integral, frutas, alimentos frios, água de coco, gelatina, etc. E evite comer comidas quentes, fritas e gordurosas. Descanse após refeições, pois a atividade pode retardar a digestão.

Se o problema for diarreia, o mais importante é beber muita água. Prefira alimentos a base de maisena, purê de batata, mandioca, arroz, macarrão e ovos cozidos. Fuja do leite e seus derivados, dos integrais, das gorduras e de
frutas como laranja, mamão, manga, ameixa, mexerica.

A perda ou a falta de apetite é um problema mais comum do tratamento. A sugestão é variar as cores dos alimentos no prato para que fique atrativo, comer devagar, fazer várias refeições ao dia, tomar Milk shake, iogurte com frutas e sorvete. Opte pelos alimentos que lhe agradem mais, só não fique em jejum.

Estes sãos os principais, mais existem outros efeitos colaterais da quimioterapia como constipação, ganho de peso, dores na boca ou garganta, mucosite, xerostomia, estomatite, entre outros. Por isso procure uma indicação médica para o seu caso determinado.

O GAPC – Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer, disponibiliza atendimento com nutricionista para seus assistidos, entre outros benefícios. Temos como objetivo ajudar a melhorar a saúde e qualidade de vida dos pacientes com câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário