quarta-feira, 17 de julho de 2013

Julho: Mês de Conscientização do Câncer de Bexiga

Julho é o mês escolhido para uma maior atenção a neoplasia originária no órgão que armazena a urina. É importante se informar sobre este tipo específico, pois os sintomas são parecidos com doenças mais comuns como a infecção de urina. E quando se trata de câncer, um diagnóstico precoce é de grande relevância.

O câncer de bexiga é a neoplasia que acomete o epitélio de revestimento, ou as células que revestem a bexiga internamente. O principal sintoma, tanto na doença inicial quanto na metastática, é o sangue na urina. Outro sinal é o desconforto ao urinar como dor e ardência. É preciso procurar um médico e fazer exames ao notar qualquer tipo de alteração para urinar, como aumento de frequência, dor, queimação, urgência em urinar com a bexiga vazia, entre outros.

O principal fator de risco é o tabagismo. Em menor grau, a exposição ocupacional a alguns agentes como carcinógenos, benzeno, e irritações crônicas na bexiga, como infecções e cálculos, também predispõe à doença.


Hoje é difícil acreditar que exista um risco hereditário para este câncer. Existem dois principais tipos de câncer de bexiga que tem maior incidência e são mais facilmente tratáveis, que são os superficiais, ou seja, os que não invadem a camada muscular. Estes se limitam às células que revestem a bexiga internamente. E existem também aqueles que invadem a camada muscular do órgão, que são mais graves e tem mais chance de migração para outras partes do corpo.

No caso de diagnóstico positivo para o câncer, venha o conhecer o GAPC – Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer, temos como objetivo ajudar a melhorar a saúde e qualidade de vida dos assistidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário