quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Arte Terapia para pessoas com câncer

Reinicia amanhã dia 21/02/2013, ás 14h30 , a arte terapia na unidade de Vitória-ES com as aulas de biscuit.
As aulas são ministradas pela voluntária Cleonice Nunes, a Cléo.

O GAPC ressalta a grande importância da arte terapia para os portadores câncer, pois segundo estudos e publicações como apresentado pelo Drº Alex Botsaris, "Uma das áreas onde mais se publicou trabalhos relacionados arte terapia foi no suporte aos portadores de câncer. Em geral, o câncer é uma doença que ameaça e deprime os pacientes e a arteterapia tem ajudado a melhorar o humor, resgatar a autoestima, todos fatores críticos para melhorar a imunidade desses pacientes", explica o médico.





Como é aplicada a arteterapia
1) Identificação da forma de arte onde o paciente se expressa com mais expontaneidade e prazer - estímulo ao uso desse canal de expressão - inclusive dando suporte (ensinando) para melhorar a técnica do paciente para que ele se expresse cada vez melhor nesse canal.

2) Interpretação da produção artística do paciente, contextualizando de acordo com seu problema e seu histórico - apoio psicoterápico ao paciente usando o conteúdo simbólico por ele produzido como instrumento de tratamento.

3) Apresentação ao paciente - da obra de algum artista que o terapeuta entenda que vá estimular sua criatividade, ou estimular simbolicamente os conteúdos que ele produz.

4) Sugestâo de temas e ideias para serem desenvolvidas artísticamente - que sejam importantes na elaboração do material apresentado pelo paciente

5) Utilização de técnicas da arteterapia para estimular o cérebro e ajudar o psiquismo - como a repetição, contextualização, inspiração em outros artistas, etc, que foram identificados como efetivos para essa terapia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário