quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Câncer: saiba o que é mito e verdade

Este ano, são estimados mais de meio milhão de novos casos de câncer no Brasil. Uma das maiores preocupações do Instituto Nacional do Câncer (Inca) são os fumantes, que representam 15% da população.

Segundo o Ministério da Saúde, o fumo é responsável por 90% dos casos de câncer no pulmão e por 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer.



A diretora executiva da ONG Aliança para o Controle do Tabagismo, Paula Johns, destaca que a doença é “uma epidemia absolutamente evitável”. Paula acrescenta que a estimativa da Fiocruz é de que são gastos R$ 21 bilhões por ano somente com tratamentos de algumas doenças relacionadas com o tabagismo e que o custo é muito maior do que se traz em tributos. “O câncer de pulmão em não fumantes é praticamente inexistente. Existem alguns casos, mas são raríssimos. Uma pessoa pode levar de 15 a 20 anos para desenvolver um câncer e 90% dos fumantes começam a fumar antes dos 19 anos”, afirma.

A especialista defende a adoção de políticas de prevenção. Uma resolução da Anvisa proíbe os aditivos de sabores nos cigarros, que, segundo Paula, são comprovadamente a porta de entrada para o adolescente no tabagismo. “Agente precisa garantir que a Anvisa consiga emplacar essa resolução”, destaca a especialista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário