quinta-feira, 16 de maio de 2013

Ministro da Saúde pede cautela com mastectomia preventiva

O ministro Alexandre Padilha (Saúde) pediu cautela às mulheres que pensam em fazer uma mastectomia como forma de evitar o desenvolvimento de um câncer de mama.

"São recomendações que precisamos ver com muito cuidado. Já surgiram vários estudos que mostraram um número bastante grande de mastectomias realizadas em pacientes, em que depois se afastou o risco de câncer. Então, tem que ser analisado com muito cuidado e cautela, na relação do médico com paciente", afirmou nesta terça-feira (14).

O assunto ganhou repercussão internacional após a atriz Angelina Jolie revelar que fez a cirurgia este ano, frente a um risco de 87% de desenvolver a doença, segundo a avaliação de seus médicos.

Padilha disse que não poderia opinar sobre a decisão de uma paciente específica, e afirmou que não há consenso mundial sobre a cirurgia como forma de prevenção à doença.

"Existem algumas abordagens mais radicais e outras abordagens, apoiadas em estudos, que demonstram que talvez seja melhor acompanhar a paciente para não ter que fazer uma cirurgia. Uma mastectomia não é uma cirurgia qualquer: prevê riscos, pode ter infecção, a mulher que retira o seio pode ter impacto psicológico", disse.

A orientação do Ministério da Saúde, continuou Padilha, é para que mulheres com história de hereditariedade de câncer de mama comecem o acompanhamento específico a partir dos 35 anos, seguindo as recomendações do médico para cada caso.



Visite nosso site: www.gapc.org.br

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário