segunda-feira, 6 de maio de 2013

Câncer Masculino: Sem vergonha de prevenir


Visitas regulares ao médico e autoexames são coisas que não existem na rotina da maioria dos homens brasileiros. Isso se deve, muitas vezes, na falta de preocupação do sexo masculino com relação à própria saúde.

O câncer de próstata, por exemplo, é o de maior incidência nos homens. Os sintomas iniciais são quase imperceptíveis, num estágio mais avançado, percebe-se a dificuldade para urinar, jato urinário fraco, sensação de não esvaziamento da bexiga e sangramento na urina. Existem diversas causas, como obesidade e dietas ricas em carne vermelha, o fator genético também influencia.

Outro mal masculino é o câncer de testículo, sua incidência tem aumentado em pessoas muito jovens, a partir dos quinze anos. É uma doença agressiva, com rápida evolução devido a velocidade da duplicação das células. Porém é de fácil diagnóstico, quanto antes for descoberto, mais alto as chances de cura. O sintoma mais comum é o aparecimento de um nódulo duro, indolor, do tamanho de uma ervilha. Mas também pode aparecer aumento ou diminuição do tamanho dos testículos, dor imprecisa no abdômen, sangue na urina, aumento ou sensibilidade nos mamilos e dor ou desconforto nos testículos.

É de imensa importância a prevenção do câncer. O autoexame dos testículos é um hábito fundamental. É preciso também manter uma alimentação saudável, evitar o uso do tabaco e de bebidas alcoólicas e praticar exercícios físicos. Mas o principal meio de se prevenir é visitando o médico regularmente, cada caso é diferente, só um especialista pode dar todas as informações e fazer os exames necessários.

No caso de diagnóstico positivo do câncer, procure o GAPC – Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer. Situado na Av. Marechal Campos, 1033 – Santos Dumont, Vitória-ES. Telefone: (27) 3233-4831.

_____________________________________

Essa nossa matéria saiu no jornal Capixabão de Vitória-ES. http://n.capixabao.com/16242

Nenhum comentário:

Postar um comentário