quinta-feira, 23 de maio de 2013

Prevenir sempre é o melhor remédio


Quando se fala em câncer, é de máxima importância ter um diagnóstico precoce, pois assim, temos um aumento considerável na chance de cura de diversos tipos de câncer existentes. É preciso que os médicos detectem qualquer alteração no organismo logo que a doença surge.

Com o intuito de lutar contra o câncer, o GAPC – Grupo de Apoio a Pessoa com Câncer, disponibiliza algumas dicas de prevenção. Primeiramente, pare de Fumar! Essa á a regra mais importante.

Ter uma alimentação saudável pode reduzir em até 40% as chances de se ter câncer. Coma mais frutas, legumes, fibras e evite gorduras e frituras em excesso. Evite ou limite a ingestão de bebida alcoólica.

É importante que os homens, a partir dos 45 anos se orientem sobre a importância da investigação do câncer de próstata. Procure um urologista. Já as mulheres entre 25 e 65 anos precisam realizar o exame preventivo ginecológico periodicamente de acordo com a orientação médica. E aquelas com idade acima de 40 anos devem realizar exame clínico das mamas anualmente. As que têm casos de câncer de mama na família devem fazer essa investigação em qualquer idade, e anualmente a partir dos 35 anos. Para ambos o sexos, com idade acima de 50, é recomendado que se fizesse o exame de sangue oculto nas fezes.

Contra o câncer de pele, evite exposição prolongada ao sol, especialmente as pessoas com pele mais clara, não se exponha sem proteção solar, principalmente entre 10 e 16 horas. Não se esqueça de realizar diariamente a higiene oral, escove os dentes, a língua, a gengiva e use o fio dental. Consulte o dentista regularmente.

No caso de diagnóstico positivo do câncer, procure o GAPC !




Nenhum comentário:

Postar um comentário