quarta-feira, 29 de maio de 2013

Dermatologista alerta sobre a prevenção do câncer de pele


Estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que, em 2012, mais de 130 mil pessoas desenvolveram câncer de pele no Brasil. A dermatologista Luciana Fernandes Abbade destaca que a doença, como qualquer outro tipo de câncer, é caracterizada pela proliferação ou pelo crescimento de células originárias da pele de forma desorganizada. “Existem três tipos principais de câncer de pele: o carcinoma basocelular, que causa maior dano local; o carcinoma espinocelular e o melanoma. Desses três tipos o mais preocupante é o melanoma, por ter a capacidade de atingir outros órgãos e de disseminação, que é a chamada metástase. Em particular, o câncer de pele tem como principal causa a radiação solar. De forma inadvertida, a radiação solar pode levar no futuro ao câncer de pele”, afirma.

A dermatologista esclarece que, quando diagnosticada precocemente, há diversas formas de tratamento e altas chances de cura da doença. “Existem várias modalidades terapêuticas, sendo que a principal e mais realizada é a do procedimento cirúrgico, mas depende do tipo de lesão. Se for inicial e superficial, há possibilidade de tratamento não cirúrgico, podendo ser feito à base de alguns medicamentos específicos ou através da luz, que é a terapia fotodinâmica. Porém, existem outras formas de tratamento destinadas a casos selecionados, de acordo com a decisão do médico e para cada paciente”, explica.

Além disso, a especialista Luciana Fernandes informa que este é um tipo de câncer que pode ser prevenido se a população seguir algumas orientações e cuidados no dia a dia.“É importante que se use o protetor solar em qualquer época do ano, e não apenas no verão. Em geral, o mais indicado é o fator 30 para a maior parte da população, que deve ser reaplicado ao longo do dia, se a pessoa suar ou entrar na água, por exemplo. Outras formas de proteção passam pelo uso do chapéu ou boné, principalmente por homens calvos, que sofrem muita exposição à radiação solar no couro cabeludo e na orelha. No caso do chapéu, é importante que seja de aba larga. É importante também o uso de óculos de sol com proteção UV, pois a radiação causa catarata. A utilização de roupas leves que bloqueiam a entrada da luz solar completa a proteção”, orienta.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário