segunda-feira, 3 de junho de 2013

Câncer de pele: é preciso se prevenir também no inverno




Mesmo nas épocas mais frias do ano, é importante ficar atento ao câncer de pele. Até com o clima menos quente, o sol ainda está presente e os raios ultravioletas atingem da mesma forma.

O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum e representa mais da metade dos casos. Porém, ele é difícil de diagnosticar, pois tem poucos sintomas que, na sua maioria, são indolores. Vale, portanto, ficar atento na mudança de tamanho ou cor de pintas na pele, no surgimento de coceira e feridas que não cicatrizam.

Ele pode ser de vários tipos. Os mais comuns são os carcinomas com incidência mais alta, porém menor gravidade, e os melanomas que são menos frequentes, porém mais graves por causa do risco de metásteses aumentado.

Pessoas com história familiar da doença, de pele e olhos claros, cabelos loiros ou ruivos, albinas, as que se expõem ao sol e a agentes químicos excessivamente e têm muitas pintas, constituem a população de maior risco para desenvolver a doença.

Por isso é importante se prevenir, uma das dicas é usar chapéus, sombrinhas e roupas coloridas que diminuem a penetração ultravioleta. Materiais sintéticos também são mais protetores do que tecidos de algodão. Especialistas recomendam usar sempre o protetor solar, fator 30, pelo menos. Além disso, é preciso aplicar o produto na quantia certa, ou ele não faz efeito, e usar inclusive quando for dirigir. Evite expor a pele ao sol entre ás 10h e 16h. Entretanto, mesmo com todas essas dicas de prevenção, é necessário fazer visitas regulares ao médico.

No caso de diagnóstico positivo do câncer, procure o GAPC – Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer. Situado na Av. Marechal Campos, 1033 – Santos Dumont, Vitória-ES. Telefone: (27) 3233-4831.

Nenhum comentário:

Postar um comentário