sexta-feira, 14 de junho de 2013

A importância do tratamento psicológico para pessoas com Câncer


O Câncer é uma das doenças que mais causam angústias ao ser humano nos dias de hoje. Isso se deve ao fato de que a maioria das pessoas não tem informações suficientes sobre o avanço da tecnologia na área oncológica. Geralmente as pessoas que são diagnosticadas com câncer pensam frequentemente nas sequelas que podem ter e até mesmo em uma possível morte, já que antigamente os nossos antepassados viam o câncer como um castigo ou maldição.

O papel do psicólogo no tratamento para oncologia é de grande importância, pois favorece para uma melhor adaptação do paciente à realidade imposta pela doença e seus tratamentos como a quimioterapia, a radioterapia, cirurgia, entre outros. É preciso manter o bem estar mental do portador de neoplasia maligna. A psicologia ajuda também a reduzir os sintomas emocionais (depressão, angustia, ansiedade...) e os físicos (vômitos, fadiga, náuseas...) que são causados pelo câncer e seus tratamentos. O psicólogo leva o paciente a compreender o significado da experiência do adoecer e a lutar contra as dificuldades que a doença impõe.

É um espaço de escuta e acolhimento onde o psicólogo trabalha com a realidade. O tratamento psicológico melhora o estado geral de saúde do paciente, a qualidade de vida, e ajuda para uma maior tolerância na comunicação com a família e equipe médica.

Por isso todas as unidades do GAPC – Grupo de Apoio a Pessoa com Câncer contam com o atendimento psicológico para os assistidos e seus familiares, tanto em grupo quando individual, pois o objetivo do GAPC é amenizar o sofrimento físico e emocional do paciente. Procure o GAPC, visite nosso site: www.gapc.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário