segunda-feira, 10 de junho de 2013

Caminhada em Vitória alerta para o uso de filtro solar e bonés contra o câncer de pele

Reportagem da CBN feita na 5ª Caminhada de Vitória do GAPC.
_________________________________________________________________________
 
Centenas de pessoas foram para as ruas de Vitória, na manhã deste sábado (08), para alertar a população sobre o perigo do câncer de pele. Segundo estudos, a incidência da doença no mundo aumentou 20% na última década. Mas o câncer de pele pode ser evitado se as pessoas diminuírem a exposição excessiva ao sol. O uso diário de filtro solar, a preferência por roupas escuras e uso de bonés também auxiliam na prevenção da doença.


A caminhada, que saiu da Praça dos Namorados e seguiu até a Praia da Camburi, foi organizada pelo Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer de Vitória (GAPC). A organização dá suporte a todas as pessoas maiores de 18 anos que estão com qualquer tipo de câncer.

Superação

A artesã Luciene Cardoso, 54 anos, participa do GAPC desde 2009, quando teve câncer de mama. Ela conta que a notícia de que a pessoa tem câncer é muito difícil de ser aceita, por isso, o apoio é fundamental nessa hora. “Você saber que está com câncer não é fácil e passar pela quimioterapia, para mim foi terrível, mas como eu sabia que aquilo não iria durar para sempre. Eu resolvi passar pelo tratamento e vê o que iria acontecer. Graças a Deus estou curada e foi muito importante essa experiência que vivi”, diz.

Luciene conta que por causa do câncer de mama, ela se preocupa muito com a saúde em geral e por isso, se previne para não adquirir o câncer de pele. “Todos os dias quando saio de casa tenho a preocupação de passar o filtro solar, porque o câncer de pele é um problema muito sério”, afirma.

Preocupação

A porteira Maria Conceição Silva, 54 anos, também participou da caminhada. Ela conta que no passado, não se preocupava com os perigos do excesso de sol, mas agora, só sai de casa após passar o filtro solar. “Agora eu tenho cuidado com minha alimentação, com o excesso de sol. Também uso protetor solar. Agora me cuido mais”, conta.

De acordo com o oncologista Wesley Vargas, hoje em dia os tipos mais comuns de câncer de pele são o melanoma e o não-melanoma. O melanoma é o mais grave. Ele conta que evitar a exposição excessiva ao sol é o principal meio de prevenção, pois o filtro solar é apenas uma ferramenta.

“Moramos em um país tropical e o sol nos castiga praticamente 365 dias por ano. Isso faz com que tenhamos quase que uma dependência ao filtro solar. A pessoa pode também usar roupas mais escuras, porque a roupa muito clara deixa passar os raios solares. Roupas de manga comprida também ajuda a proteger”, destaca.

Cor da pele

A incidência maior da doença é em pessoas com olhos e pele clara, mas ela também pode atingir pessoas de pele morena e negra. O doutor explica que qualquer alteração na pele deve ser avaliada por um profissional, para indicar o melhor tratamento.

“Manchas que costumam mudar de característica, que causam sangramento ou coceira devem ser investigadas. Se você tem uma ferida que não cicatriza ou apareceu um caroço, sem causa aparente, você deve procurar o médico”, alerta.

O médico disse o tratamento é feito por meio de cirurgias, que removem o problema da pele e o índice de cura é muito grande. Ele ressaltou que um grande problema enfrentado pela população brasileira com relação à prevenção é o preço do filtro solar. Ele destaca que o produto é muito caro e muitas famílias não tem condições de comprar o produto.

Patrícia Scalzer | pcscalzer@redegazeta.com.br
Rádio CBN Vitória (93,5 FM)


Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário