quarta-feira, 28 de agosto de 2013

A favor da saúde, contra o cigarro.


Robinson Gomes é aposentado e tem 60 anos. Fumou durante 39 anos de sua vida. Em 2008, descobriu um carcinoma invasor causado pelo uso contínuo do tabaco. No mesmo ano, foi submetido à cirurgia e ao tratamento através da Radioterapia. Robinson mal conseguia falar e se alimentar. “Hoje, não questiono o porquê tive o câncer, pois eu mesmo o procurei através do cigarro”, alegou o aposentado.

Fumar aumenta as chances de desenvolver diversos tipos de câncer, como o bucal, laríngeo, faríngeo, esofágico, hepático, pancreático, gástrico, renal, vesical, do colo do útero, intestinal e de mama. O uso do tabaco é um dos principais fatores de risco e está associado a 26% das mortes por todos os tipos de câncer e a 84% das mortes por câncer de pulmão. O primeiro passo para a prevenção de doenças e do câncer é parar de fumar.

O cigarro possui mais de 4 mil substâncias químicas prejudiciais a saúde. Por exemplo, a acetona, que é usada para remover esmalte; terebintina, diluente de tinta óleo; formol, que é usado para conservar cadáver; naftalina, um eficiente mata-barata; fósforo P4/P6, usado em veneno para ratos, entre muitos outros. Um fumante também contribui para a poluição do planeta, pois é uma fonte como outra qualquer de emissão de fumaça.

O tabagismo precisa ser evitado, é preciso procurar especialistas para orientação sobre como parar de fumar. É necessário, também, fazer visitas regulares ao médico e exames de rotina, pois com um diagnóstico precoce, o câncer tem maiores chances de cura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário