terça-feira, 27 de agosto de 2013

Depoimento Paciente JOSÉ SEBASTIÃO OLIVEIRA, 49 anos.



“Desde os 11 anos de idade já fumava. Fumei durante 33 anos e bebi durante 25 anos. Logo que parei de beber, aumentou a vontade de fumar. Passei a fumar dois maços de cigarro por dia.

Eu era Ambulante e em 2007 senti uma ardência e uma secura na laringe.

Um dia , falando alto, chamando a freguesia, tive uma tosse seca que não passava e quando cuspi, percebi que tinha um coágulo de sangue.

Em abril de 2009, agendei uma consulta e com um exame específico (laringoscopia) foi constatado o câncer maligno do lado direito da corda vocal.

Em setembro de 2009 foi feita uma biópsia, que resultou num tumor de 2 cm.

Então, nesta biópsia parei de fumar de livre e espontânea vontade.

Sentia falta do cigarro, mas muito pouco, porque trabalhei minha mente.

No dia 04 de novembro de 2013 fui operado, precisando retirar o tumor e 30% da corda vocal direita.

Um ano depois, a dor voltou e inchou o lado esquerdo, como era maligno, passou do lado esquerdo para o lado direito. Nesta época, comecei a sentir falta de ar, daí então foi colocada uma cânula, pois sem ela eu não respiro. Ela será permanente.

Precisei fazer quimioterapia e radioterapia no Hospital do Câncer.

Sendo assim, mesmo com o tratamento, não havia eliminado o tumor, continuo com a quimioterapia.

Resumindo, eu tenho certeza absoluta que o cigarro causou isto, pois na minha casa ninguém fuma e não teve o problema.

Meu conselho: Parem de fumar enquanto há tempo, antes que seja tarde!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário