quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Câncer de pulmão é o que mais mata homens


Continuando com a campanha do mês contra o tabaco, o GAPC destaca o câncer de pulmão que é aquele que mais mata homens e o 2º tipo que mais mata mulheres no mundo.

Os pulmões são dois órgãos esponjosos localizados dentro da caixa torácica. O pulmão esquerdo é menor e possui duas partes, porque o coração está localizado desse lado do corpo, enquanto o direito possui três partes. Este órgão é responsável de absorver o oxigênio que chega através da respiração, filtra-lo e liberar o dióxido de carbono.

Os diferentes tipos de câncer de pulmão podem aparecer também em diferentes tipos de células que pertencem ao órgão, como brônquios, bronquíolos ou alvéolos. Esta neoplasia se dissemina facilmente para outras partes do corpo, por isso é importante o diagnóstico precoce para maiores chances de cura. No entanto, tudo depende do tipo específico de câncer e do estágio em que ele se encontra. Ao notar qualquer sintoma como escarro sangrento, dor torácica, muita tosse, falta de ar, fraqueza, entre outros, procure urgente um médico.

A principal causa desta neoplasia é consumo de tabaco, sendo que cerca de 85% dos casos ocorrem em tabagistas. Por isso o mais importante é parar de fumar, principalmente após o diagnóstico. Largar o cigarro é zelar pela própria vida e dos que vivem ao seu redor. No caso de diagnóstico positivo para o câncer, venha o conhecer o GAPC – Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer, temos como objetivo ajudar a melhorar a saúde e qualidade de vida dos assistidos, disponibilizando remédios, terapias, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário