terça-feira, 13 de agosto de 2013

Câncer de boca: consequências do cigarro


É mais uma doença que vem junto com o hábito em fumar. Além do mau hálito e dentes amarelados, quem fuma tem de 4 a 15 vezes a mais a chance de ter câncer de boca, sendo que 60% dos casos não tem chance de cura. Por isso a importância de um diagnóstico precoce e de exames de rotina.

O câncer de boca se origina nas células das estruturas que compõem a boca, e o câncer da orofaringe é na parte logo atrás da boca. A cavidade oral inclui os lábios, o revestimento interior dos lábios e bochechas, os dentes, as gengivas, dois terços anteriores da língua, o assoalho da boca e o céu da boca. As funções da cavidade oral e orofaringe são: ajudar a pessoa a respirar, falar, comer, mastigar e engolir. Os principais sintomas desses tipos de câncer são ferida na boca que não cicatriza, caroço ou inchaço na bochecha, manchas de cor estranha, sensação de algo preso na garganta, dificuldade de mastigar ou engolir, mau hálito constante, enfraquecimento dos dentes, entre outros. No caso de sentir um desses sintomas, procure um médico.

A maioria dos tipos dessas neoplasias pode ser detectada com uma consulta ao dentista e um exame físico. Ao realizar o exame físico o médico observará possíveis sinais de um câncer ou lesões de um estágio pré-canceroso. Se houver suspeita de neoplasia maligna, você será encaminhado a um especialista, um cirurgião de cabeça e pescoço ou maxilo-facial, ou ainda a um otorrinolaringologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário