segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Combate ao câncer pode ser feito com laser mais potente do mundo

Para enfrentar o câncer com mais eficácia, o Instituto de Física Nuclear de Magurule, próximo a Bucareste, maior cidade da Romênia, trabalha no feixe de luz que pretende ser o mais poderoso já criado. Se tudo correr bem, será possível eliminar resíduos radioativos e abrir novos espaços para a física de materiais.

O experimento será colocado em teste em 2015, e é parte de um projeto mais abrangente apoiado por 40 instituições de 13 países europeus. Chamado ELI (Extreme Light Infrastructure), tem como objetivo atingir intensidades de laser elevadas com pulsos mais curtos.

Segundo a agência Efe, o projeto prevê a aplicação de prótons, nome dado ao tratamento que combate tumores de forma mais consistente ao passo que reduz possíveis danos às áreas saudáveis.

"Se conseguir realizar este tratamento com este novo tipo de laser, ele poderá ser aplicado com um custo menor à medida e que a tecnologia avançar e os raios ficarem mais baratos", disse Nicole Zamfir, responsável da filial romena da ELI.

Entre os benefícios médicos estariam, ainda, maior eficácia contra a radioterapia e a quimioterapia. "Cerca de um quarto dos pacientes tratados com quimioterapia recebem um tratamento inútil, já que a substância utilizada não chega diretamente no tumor", afirma a cientista.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário